Gabriel Augusto
Nascido em São José dos Campos (SP), Gabriel Augusto [bito] apresenta-se como artista relacional com base na artes performativas. Fundador do Coletivo Contém Poesia, é formado em Humor pela SP Escola de Teatro, Multimeios pela PUC-SP e mestre em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição. Publicou o livro de poemas somos nós (São Paulo. independente, 2017).
Statement
Arte relacional. Arte possível somente quando a relação que se constrói com a obra passa a ser mais importante que a obra, quando a relação é a própria obra. Quando a técnica se torna meio, atuando como dispositivo. Quando parte dos pressupostos que ética e estética não se separam e que só tem valor se conectado ao comum. Aqui, o comum está na partilha e no encontro, nas confluências. Confluências que só se constituem quando em relação.
Intrínseco, no meu trabalho, as relações estão sustentadas no tempo. Neste tempo múltiplo, sincrônico, que volteia, dobra e desdobra, que transforma e salta repentino. E para ver o tempo, é preciso observar. Hoje, entendo a observação como a principal ferramenta dos meus processos de criação, é por meio dela que o tempo se instaura, cria corpo. Se a obra só se constitui quando em relação, então é preciso incorporar o tempo. Ser artista do tempo…
Formação
2022_2024
Pontifícia Universidade Católica de Sâo Paulo - PUC-SP
_Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
2018_2022
Pontifícia Universidade Católica de Sâo Paulo - PUC-SP
_Graduação em Comunicação e Multimeios
2008_2009
SENAC São José dos Campos
_Design Editorial Aplicado a Projetos Gráficos